A História

Prof. Emilio

Prof. Emílio

2º ano da Escolinha do Voleibol Cafelândia

Ano de 2002

No ano de 2001, a Prefeitura Municipal de Cafelândia implantou o Projeto de Escolinhas Esportivas. O então Prefeito Luis Otávio criou o cargo efetivo de Professor de Educação Física e deu início ao Projeto que tinha o nome de “PROJETO ATLETA DO FUTURO”.

O Professor Emílio Eduardo da Cruz assumiu as aulas de Voleibol, isso por ter conquistado grandes resultados nessa modalidade no município de Sorriso-MT onde trabalhou.

O Voleibol sempre teve tradição em nossa cidade, mas estava um tanto quanto estagnado, principalmente em se tratando do trabalho municipal dessa modalidade.

Logo no início das aulas, os jovens e crianças cafelandenses ‘abraçaram’ o Projeto com empenho e dedicação e com apenas quatro meses de trabalho, o Voleibol já era a modalidade com o maior numero de alunos e logo na primeira competição atingimos o lugar mais alto do pódio no masculino e no feminino.

Em se tratando de competições, nossas equipes faziam grandes embates com adversários regionais tradicionais como: Lins, Pongaí e Promissão. Contudo os grandes profissionais que trabalhavam nesses locais foram se afastando dos trabalhos de quadra, permanecendo Cafelândia como uma verdadeira força de continuidade na construção de ‘peças’ de reposição nas equipes de competição.

Atualmente somos referência de trabalho de continuidade em relação à revelação de jogares e o adversário regional a ser batido. De 2006 para cá, estamos constantemente subindo ao pódio das grandes competições regionais e estaduais como: Jogos Regionais do Estado de São Paulo, Jogos Escolares do Estado de São Paulo, Copa de Voleibol do Estado de São Paulo, Jogos Abertos da Juventude, Liga Regional AMAR VÔLEI, entre outras.

Em 2003 o Professor Emílio começou a escrever um livro sobre os treinamentos que eram realizados com seus alunos. Em 2010 o autor recebeu uma proposta de uma Editora de renome nacional para a produção da obra e dois anos depois Emílio estava lançando seu livro TREINAMENTO DE VOLEIBOL VISANDO AO JOGO.

A inovação é uma grande bandeira do Voleibol Cafelândia; a idade mínima que se incentivava as crianças a participar das aulas de voleibol era de 11 anos (Turma Pré-mirim). Em 2014 o Professor Emílio estudou a possibilidade de se iniciar, ainda mais cedo, as crianças no esporte; foram criadas então: a TURMA INICIAÇÃO NÍVEL 1 (7 e 8 anos) e a TURMA MINI-MIRIM (9 e 10 anos) e atualmente são as turmas com o maior número de alunos do esporte cafelandense com média de 30 alunos/aula.

Em janeiro desse ano o Prof. Emílio entrou em contato com a Diretoria da Associação Cultural de Cafelândia (Grupo Kai-Kan) e entrou com a proposta da utilização diária do Ginásio da entidade para desenvolver os treinamentos do Voleibol Cafelândia. Prontamente foi aceito o desenvolvimento das aulas em suas dependências, onde que os alunos dispõem de um local estruturado para a prática do Voleibol.

Todas as conquistas divulgadas nas mídias, tanto no âmbito competitivo quanto ao grande número de crianças, jovens e adultos que frequentam com regularidade as aulas, despertaram o interesse de patrocinadores em colaborarem com esse trabalho. Zuino´s Restaurante, Flor da Vida Fórmulas e Genial Pet foram as empresas que deram inicio ao Programa de Patrocínios do Voleibol Cafelândia.

Com o interesse da Link Marketing em patrocinar, agenciar e angariar novos investidores para esse Projeto, já se pode almejar novos objetivos a curto, médio e longo prazo:

Um caixa mensal (anual) através da Lei de Incentivo ao Esporte e também das pessoas e empresas que queiram vincular suas marcas ao nosso Projeto.

Estruturar o trabalho de massificação e rendimento de nossas equipes.

Participar de novas competições.

Aumentar o número de participantes.

Vincular nosso trabalho com entidades de respaldo estadual e nacional.

Adquirir os materiais necessários para desenvolvimento do Projeto.

Realizar melhorias nas estruturas físicas onde são realizadas as aulas de treinamento e as competições sediadas.

Oferecer alojamento, estudo e ajuda de custo a atletas para a formação de equipes de ponta para a disputa de competições.